Melhorar e Humanizar Textos Gerados por IA

Melhorar e humanizar textos gerados por IA

Ana Bela Cabral

No passado dia 3 de fevereiro, promovemos, aqui na Eleva, o Workshop “Como Melhorar e Humanizar Textos Gerados por IA”. Em formato híbrido (presencial e online), foram 3 horas de aprendizagens, partilhas e práticas. Um sucesso que queremos alavancar, aplicando-o agora a setores de atividade específicos.

O pressuposto deste Workshop foi o de que, embora já existindo ferramentas de Inteligência Artificial para “humanizar” textos que dela resultem, só o ser humano pode, com efeito, fazer um trabalho eficaz de melhoria e humanização.

A 1.ª parte do Workshop foi introdutória, dedicada à explicação do que é a Inteligência Artificial Generativa e à comparação de algumas das ferramentas disponíveis mais populares, designadamente, o ChatGPT (OpenAI), o Bard (agora “Gemini” da Google) e o Copilot (Microsoft).

A 2.ª parte foi dedicada aos “prompts”, à sua criação e à avaliação da qualidade dos resultados gerados com base numa série de exemplos específicos, e com tipologias textuais que tinham sido indicadas no ato de inscrição pelos participantes.

Na 3.ª parte, procedeu-se à instalação das ferramentas a testar e abordaram-se as estratégias de melhoria (da forma, com base na check-list de autoedição preconizada pelo Reader-Centered Writing) e de humanização (do conteúdo).

No final, ainda houve tempo para a partilha de outras ferramentas de IA existentes, para algumas experiências e para um debate sobre a utilização da IA e as suas questões éticas, nomeadamente.

Se é verdade que a Inteligência Artificial já existe há algum tempo (há quem fixe a data do seu nascimento em 1936, com a Máquina de Turing), foi, mais recentemente, com o surgimento do ChatGPT que a discussão em torno da IA se intensificou. Como tudo o que constitui uma revolução e um despertar da consciência humana, a IA tem 2 pólos, tem seguidores e “haters”; num extremo, os que dela fazem uso para tudo, sem questionar os seus resultados, sem sentido crítico, e, no outro extremo, os que dela nem querem ouvir falar, considerando-a uma ameaça à humanidade.

Se já há estudos e projeções a apontar para a substituição de muitos postos de trabalho pela IA, é também verdade que estão a nascer, em volta da mesma, muitas novas profissões e oportunidades. Com as nuances devidas, na Eleva, acreditamos que a IA não pode substituir o ser humano, mas as pessoas que dela fazem uso podem. Como tal, quanto mais depressa conhecermos as ferramentas existentes, as testarmos e usarmos as que, de facto, vão otimizar o nosso trabalho e as nossas vidas pessoais, melhor. É nosso objetivo continuar a promover o conhecimento em volta da IA, de forma crítica e consciente, ouvindo o maior número de pessoas possível.

Por considerarmos que este nosso primeiro passo é gigante e constitui um excelente contributo para quem está a dar os seus primeiros passos na IA e para quem, já a usando, se quer aperfeiçoar nas lides do “prompting”, iremos criar um e-book em torno deste tema. Fique atento!

Voltaremos muito em breve com mais iniciativas formativas em torno da Inteligência Artificial!

Newsletter | ELEVA

Receba no seu e-mail notícias, novidades e promoções relacionadas com os serviços da ELEVA.

A sua privacidade é muito importante para nós. Leia aqui a nossa política de privacidade.

© 2024 ELEVA - Corporate Language Training | Todos os direitos reservados.
Faça download da sua CHECK-LIST!