Micro-formação ou Micro-learning

Micro-formacao-ou-micro-learning

Ana Bela Cabral

– O que é e quais são os benefícios –

Quando se desenvolve formação em contexto empresarial há quase 27 anos, como é o caso da Eleva, é relativamente fácil identificar o principal obstáculo ao sucesso do processo formativo: o tempo.

Na maioria das vezes, e independentemente da prioridade da formação, os formandos confrontam-se com agendas cheias e não têm muita disponibilidade (para além das sessões síncronas de formação) para executar exercícios adicionais e investir na sua progressão.

É neste contexto que surge a micro-formação ou “micro-learning”, isto é, uma abordagem formativa que se concentra em disponibilizar pequenos módulos de formação que atendam às necessidades formativas específicas dos formandos.

Nas abordagens de formação tradicionais, animam-se sessões síncronas de formação e disponibilizam-se conteúdos-extra, por norma, exercícios adicionais sobre as temáticas abordadas no decorrer da sessão síncrona de formação. No caso da micro-formação, a maior diferença reside na duração dos conteúdos formativos, na abordagem específica aplicada e no rápido acesso aos referidos conteúdos.

Vantagens da Micro-formação / Micro-learning

A principal vantagem reside, sem dúvida, na flexibilidade de aprendizagem, isto é, na possibilidade de aceder aos conteúdos formativos de forma rápida, quando e onde o formando quiser.

A eficácia na retenção de conhecimento é outra vantagem a considerar. Dado que os conteúdos são mais curtos e incisivos (sobre temas do especial interesse do formando), são também mais fáceis de memorizar e, por conseguinte, de aplicar.

E, devido aos 2 fatores enumerados anteriormente, a motivação do formando aumenta, pois torna-se mais fácil (e, até, “viciante”) aceder aos conteúdos que têm, com frequência, uma componente de gaming.

Formatos da Micro-formação

Esta é outra vantagem: há formatos para todos os gostos!

Desde os vídeos curtos, os infográficos, quizzes, podcasts, tutoriais interativos, entre outros, é selecionar o que melhor se adapta às modalidades de aprendizagem de cada um e aos suportes preferenciais (por norma, o smartphone é a plataforma favorita).

Os avanços tecnológicos, nomeadamente o desenvolvimento de aplicativos móveis e de plataformas de formação online, impulsionou o crescimento da micro-formação e facilitou também o acesso dos formandos a esse tipo de conteúdo.

Línguas Estrangeiras

Embora à primeira vista a micro-formação pareça ser apenas uma preferência do indivíduo que pretenda aprender ou melhorar o seu nível linguístico, a verdade é que as empresas, em contexto de formação profissional, já adotaram também o micro-learning, designadamente, através de plataformas assíncronas de formação (como Moodle ou outras semelhantes).

Centrando-se nas melhores práticas de design formativo aplicadas à criação de módulos de micro-formação que garantam a eficiência e a eficácia do processo de aprendizagem, a Eleva® tem vindo a desenvolver um projeto-piloto (em fase de implementação num dos seus maiores clientes) que consiste na criação de micro-conteúdos em formato de podcasts com uma componente de gaming, nas línguas de trabalho do cliente (neste caso, o inglês e o francês). Falta dizer – e não é menos importante! – que os micro-conteúdos em questão versam sobre temas relativos ao setor de atividade do cliente.

Os podcasts em questão serão alojados na plataforma da Escola Portuguesa de Podcasting, mas existe a possibilidade de os alojar no próprio canal de podcasting da empresa (se o tiver).

Desafios

Aqui, o principal desafio é manter a qualidade dos conteúdos, num formato compacto e com a qualidade que se exige e que encoraje o formando a continuar e a persistir.

No caso do projeto-piloto que a Eleva® está a desenvolver, temos em conta alguns critérios de qualidade que julgamos primordiais:

  • A seleção de conteúdos de fontes credíveis (devidamente citadas) e/ou a criação de conteúdos de raiz aplicados ao setor de atividade do cliente;
  • A locução no estúdio de gravação da Eleva, assegurando a qualidade da edição dos suportes áudio;
  • A seleção de locutores nativos e não nativos, pois estimamos que os formandos devem estar expostos a todo o tipo de falantes (de referir ainda que os locutores da Eleva são criteriosamente selecionados e encontram-se alinhados com os objetivos do micro-learning);
  • O alojamento dos micro-conteúdos em plataforma profissional e supervisionada (razão pela qual escolhemos para este projeto o melhor parceiro possível: a Escola Portuguesa de Podcasting).

E amanhã?

Não temos dúvidas de que a abordagem formativa da micro-formação em contexto empresarial veio para ficar e que novos progressos tecnológicos se seguirão.

Cabe aos operadores que desenvolvem essa tipologia de formação zelarem pela qualidade dos conteúdos e pela melhoria e atualização contínuas.

A Eleva® está consciente dos desafios e preparada para a aventura!

A sua empresa pode estar interessada no desenvolvimento de conteúdos de micro-formação?

Fale com a Marta!

marta@eleva.pt

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