O Sucesso

Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral


A nossa última oficina de Filosofia e Motivação, no passado dia 22 de maio, tratou de um tema tão vasto quanto polémico: o sucesso. Sim, o sucesso: aquele “estado final” atrás do qual a maioria dos mortais corre uma vida inteira, seja ele financeiro, profissional, relacional…
Anthony Robbins e o seu livro “O Poder Sem Limites” serviram-nos de fio condutor. Aliás, um dos seus capítulos introdutórios aponta um caminho consistente para o sucesso:
1.º passo: Define o teu objetivo com precisão.
Já perdemos a conta ao número de vezes que esta questão já foi tratada nas nossas oficinas, e já todos sabemos definir objetivos SMART, certo?
2.º passo: Empreende a ação.
Não basta ter um objetivo e dizer que o queremos concretizar. Temos de definir uma estratégia e pô-la em prática. O mundo está cheio de sonhadores e críticos que nada fazem, certo?
3.º passo: Desenvolve a acuidade sensorial para reconhecer os tipos de respostas e resultados que estás a obter das tuas ações e nota, tão rapidamente quanto possível, se elas te estão a aproximar ou a afastar dos teus objetivos. As tuas ações estão a surtir o efeito pretendido? Não? Então, muda de estratégias, muda de ações! Já!
4.º passo: Desenvolve a flexibilidade necessária para mudar o teu comportamento até conseguires o que queres. Não tomes nada por adquirido. Nada é definitivo. O que hoje te parece absurdo, pode ser a chave do teu sucesso!
Finalmente, a fim de averiguar se os participantes têm as 7 características de uma pessoa de sucesso que Robbins aponta (paixão, crença, estratégia, valores, energia, poder de estabelecer laços e domínio da comunicação), resolvemos em conjunto um caso prático, partindo da definição de um objetivo comum e definindo estratégias de implementação.
Dentro de algumas semanas, verificaremos os passos 3 e 4, e daremos notícias!

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *