“A adaptação a novas circunstâncias é das capacidades
mais fascinantes do humano, cada um de nós pode verificar
por si, pelo menos uma vez na vida a experimentámos, essa
mudança que se antevê como uma desgraça eterna e
depois aprendemos, rápidos, a viver nas condições seguintes.”
Rodrigo Guedes de Carvalho em Margarida Espantada
Pós-Covid: 6 competências a ter em conta
Que o mercado de trabalho está em constante mutação já nós sabemos. Então, no pós-Covid, que competências devemos ter em conta e em que formações devemos apostar?
Com a pandemia por Coronavírus, e, porventura, com uma possível segunda quarentena, os nossos ambientes de trabalho irão sofrer novas alterações e obrigar-nos a consolidar e/ou adquirir novas competências.
A primeira quarentena trouxe consigo uma série de ensinamentos e um deles está associado à formação profissional: sim, é possível fazer formação de qualidade e pertinente, sem sair de casa ou do local de trabalho.
Competências
Feita esta primeira constatação, voltemos às competências, começando pelas técnicas.
- Estas, como seria de esperar, são competências eminentemente digitais, uma vez que passamos a trabalhar, a gerir e a coordenar mais à distância. Refiro-me não só ao domínio das plataformas de colaboração virtual, síncronas ou assíncronas, como também aos softwares de gestão (ERP, CRM, etc.).
- Dentro das competências digitais, gostaria de realçar uma categoria conexa que ganha terreno de dia para dia: o copywriting, ou seja, e especificamente, a escrita persuasiva destinada ao mundo digital. Não restam dúvidas, quase tudo se pode vender online e toda a marca que se preze deve estar presente na Internet, quer seja através de um site e/ou blogue, quer seja através das redes sociais. Por conseguinte, comunicar/escrever nesses canais requer estratégias específicas.
- À competência anterior, vem intimamente associado uma outra: capacidade de análise e interpretação de métricas que nos permitam reorientar a nossa estratégia online. Não adianta criarmos conteúdos fantásticos se o nosso público-alvo vai noutra direção…
As soft skills…
Obviamente, não podiam faltar algumas soft skills que são indispensáveis nestes “novos tempos”.
- Adaptabilidade e resiliência: diz a sabedoria popular que se não os conseguimos vencer [os desafios], devemos juntar-nos a eles; eu acrescentaria: quanto mais depressa, melhor. De nada adianta lutar contra evidências: chegou a hora de arregaçarmos as mangas e de nos convertermos às ferramentas que forem necessárias.
- Pensamento crítico: frente a uma tarefa ou situação, devemos questionar-nos sempre sobre a mais-valia que trazemos ao processo. “Estou a acrescentar valor?” ou “Em que medida a tarefa que estou a executar simplifica o processo e/ou aumenta a produtividade?” são apenas algumas questões de partida.
- Criatividade: sem o sabermos, andamos todos à procura do oceano azul, certo? Daquele produto ou serviço que se diferencia do da concorrência e vai catapultar a nossa faturação. Está na hora de abrirmos portas e janelas e de estarmos recetivos a todas as influências e inspirações: leitura, cinema, desporto, brainstorming informais…
O futuro
É possível que, dentro de alguns meses, esta lista esteja já desatualizada relativamente a algumas competências mais técnicas. Caber-nos-á adaptar, reorientar e aprender novas competências que surgirão como necessárias.
Mas, até lá, sejamos pragmáticos, espicacemos a nossa criatividade e aprendamos a vender os nossos produtos e serviços online, de forma eficaz, utilizando um “copy persuasivo”!
A Eleva® tem uma proposta para iniciares este processo connosco: a 2.ª edição do curso Certificado de Copywriting! Alinhas?