Programação Neurolinguística: o que é?

Programacao-neurolinguistica-pnl
Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

Permitam-me que comece por dizer o que não é a Programação Neurolinguística. A PNL não é uma teoria, não é uma ciência, não propõe hipóteses para explicar o funcionamento ou o porquê das coisas e não é uma fórmula mágica.

Em contrapartida, focaliza-se no “como” dos processos bem-sucedidos. É uma forma de refletir sobre o modo como o mundo funciona e de analisar como é que a excelência pode ser atingida por qualquer homem ou mulher.

Por se tratar de um acrónimo inequívoco, entendo que a melhor forma de a definir é “esmiuçar” o mesmo (em PNL, diríamos “fazer o chunk-down”):

Programação PROGRAMAÇÃO

Desde a mais tenra infância, “gravamos” milhares de informações que programam as nossas reações. Por outras palavras, o termo “programação” indica as formas como pensamos e nos comportamos; esses “programas” são constituídos por uma série de etapas que produzem determinados resultados. O conhecimento desses programas leva-nos à compreensão dos resultados obtidos e, por conseguinte, à possibilidade de os mudar (os nossos e os dos outros) em prol dos resultados pretendidos.

Neuro NEURO

O “programador” deste software é o nosso cérebro. Este recolhe os dados de que precisa (a nossa experiência, por exemplo), através do nosso sistema nervoso e dos nossos sentidos.

LinguísticaLINGUÍSTICA

A linguagem que utilizamos reflete o nosso pensamento e a nossa experiência do mundo. Aqui, referimo-nos à forma como usamos a linguagem para atribuir sentido à experiência, de forma verbal ou não verbal, em nosso proveito.

Ainda não estás totalmente esclarecido/a? Fica atento/a ao próximo artigo: “PNL: para que serve?” e aos nossos podcasts sobre temáticas do desenvolvimento pessoal.

Hum… Curioso/a e sem tempo para esperar? Marca aqui uma sessão experimental!

 

 

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *