Embora possa não parecer, nunca houve um momento tão propício para fazer negócios.
O maior mercado mundial – a Internet – é livre e nunca as pessoas passaram tanto tempo ligadas. Não há filtros, é fácil difundir a informação, no entanto… torna-se cada vez mais difícil captar a atenção do nosso público-alvo.
É exatamente neste processo que entra o Storytelling.
O Storytelling enquanto técnica de escrita persuasiva a aplicar em todo o tipo de conteúdos que criamos com o intuito de vender um produto ou serviço.
Do inglês “contar histórias”, o Storytelling não é, no contexto que nos interessa, uma fórmula para criar histórias da carochinha que adormeçam os miúdos mais facilmente, mas, pelo contrário, uma técnica para despertar vontades e desejos de miúdos e graúdos.
Antes da Internet havia a televisão, antes da televisão havia a rádio, antes da rádio havia contadores de histórias. E foi graças a estes que muitas experiências, conhecimentos e tradições chegaram até nós ou, pelo menos, até ao momento de poderem ser registados ou gravados de alguma forma.
Uma história é uma forma de transmitir informações e ideias de modo a serem mais facilmente memorizadas pelos auditores/leitores. Uma história contada informa mas também inspira, deixa marca.
É também um excelente método de análise de problemas e de procura de soluções. Estimulando discussões e pondo a nu a diversidade dos pontos de vista obriga-nos à abertura, à partilha de conhecimentos, à progressão.
As neurociências explicam-nos hoje que este método tem a primordial vantagem de captar a atenção, suscitando a emoção de maneira mais original e mais imersiva.
Há duas formas de comunicar para convencer, mas apenas uma tem o mérito de persuadir de forma indelével e vitalícia.
No caso de um produto ou serviço, por exemplo, trata-se da indicação das características do mesmo e de que modo essas características o podem ajudar a resolver um problema. A mensagem explicará o quê e o como.
No caso de um produto ou serviço, por exemplo, trata-se de ir além das ditas características e benefícios, e alcançar o significado emocional que pode ter para o comprador a resolução do problema.
O Storytelling apresenta, portanto, a vantagem de conseguir ir além do racional, de fazer apelo à confiança, ao sentimento de pertença.
Através da humanização. Pelo facto de contar, não um conto de fadas, mas um conto de factos: a marca apresenta uma solução para o problema do prospeto graças a uma série de factos e personagens com os quais se identifica.
Na era do digital, os consumidores já não querem apenas comprar um produto ou serviço. Procuram sentido e significado.
Na Eleva®, estamos atentos a todas as estratégias que possam contribuir para Elevar a tua marca. Sendo o Storytelling, provavelmente, a estratégia mais eficaz, criámos o Curso Certificado de Storytelling para te guiar nesse processo de uma forma estruturada, simples e muito prática.
Em b-learning, o curso tem uma componente “mãos na massa” que te motiva à criação. Além do feedback dos Formadores, os teus escritos passam por um processo de Peer Review após o qual serás confrontado com o espírito crítico de pares e de vozes externas que muito valor podem acrescentar.
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