Um Mundo Sem Som

um-mundo-sem-som-lingua-gestual-portuguesa-eleva-learning
Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

Autora do artigo: Érica Fonseca, Formadora de LGP

O barulho que o clipe faz

Quando ela me disse que nunca tinha imaginado que um clip a cair no chão poderia fazer barulho, percebi o que é viver num mundo sem som.

A pessoa em questão cresceu sem ouvir todos os sons comuns. Quando descobriu que um simples clipe, tão pequenino, podia mesmo fazer barulho ao cair, foi uma descoberta e uma admiração muito grande para ela.

É surda desde que nasceu e comunica, apenas, através da Língua Gestual.

Língua Gestual Portuguesa: língua oficial de Portugal

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é um idioma natural através do qual as pessoas Surdas comunicam entre si.

Esta língua está, desde 1997, reconhecida como uma das línguas oficiais de Portugal. Está consignada na Constituição da República Portuguesa, como expressão cultural da comunidade surda que importa preservar e que deve ser usada para e por essa comunidade, também, como língua de ensino.

Viver num mundo sem som: desafios

As pessoas que utilizam a LGP diariamente como único meio de comunicação, atravessam grandes barreiras comunicativas. Uma ida às compras, ao médico ou a instituições públicas para resolver questões do quotidiano, podem revelar-se um enorme desafio. Quase ninguém consegue estabelecer uma comunicação, pois a maioria não sabe Língua Gestual Portuguesa.

Para além deste grande desafio diário, desde aproximadamente há um ano e meio, a comunidade Surda tem vindo a enfrentar barreiras crescentes e cada vez mais desafiantes. O uso obrigatório da mascará facial tem sido um impedimento para que a pessoa Surda consiga realizar a leitura labial. Desta forma, sem Língua Gestual e sem o apoio da leitura labial, a comunidade Surda sente-se triste e frustrada por não conseguir comunicar nem perceber a maioria dos ouvintes.

Um mundo inclusivo?

Apesar do interesse crescente da população em aprender Língua Gestual Portuguesa, a realidade é que ainda estamos longe de um mundo completamente inclusivo, onde todas as pessoas Surdas possam ter a sua comunicação garantida.

Fazer um curso de Língua Gestual Portuguesa é o primeiro passo na luta por um mundo mais inclusivo. Ao aprender esta língua, vamos tornar-nos pessoas facilitadoras destes árduos processos para pessoas com esta dificuldade.

Além disso, a Língua Gestual Portuguesa valoriza o currículo de qualquer profissional. Dominar esta língua é fomentar e plantar a inclusão para que qualquer pessoa que não consiga ouvir se sinta compreendida.

A LGP para a Eleva

O ensino da LGP tem sido uma grande aposta da ELEVA®. Acreditando que todos merecemos ser capazes de comunicar, a Eleva® tem desenvolvido vários Cursos Certificados de Língua Gestual Portuguesa, que têm decorrido com muito sucesso e com resultados muito satisfatórios para quem neles participa.

Neste momento, decorrem inscrições para mais uma edição no Nível I, onde poderás aprender a comunicar desta forma.

O curso tem a duração de 30h, onde vários temas sobre a surdez são discutidos. Nesta formação, aprendes, não só a falar através das tuas mãos, como também aprendes mais sobre a cultura e identidade Surda.

O curso de Língua Gestual Portuguesa tem uma componente teórica, cujo objetivo é potencializar a aprendizagem de conceitos sobre a surdez e estudar a realidade da pessoa Surda, através de exemplos práticos.

Vens aprender a comunicar num mundo sem som?

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *