5 Dicas para Desbloquear a Produção Oral em Língua Estrangeira

Speak
Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

Quando levamos a cabo a imprescindível etapa do levantamento de necessidades formativas e, por conseguinte, das competências linguísticas prioritárias, o resultado é invariavelmente o mesmo: a maior necessidade é a produção oral.

Contudo, sendo esta a prioridade da maioria dos formandos, a competência da produção oral é também o maior dos obstáculos. Não raras vezes, os formandos relatam “bloqueios” na hora de falar…

Dessa forma, seguem-se 5 DICAS para desbloquear a produção oral quando se trata de falar… em estrangeiro:

 

1. Ouvir, ouvir, ouvir… Parece um lugar comum, mas é a mais eficaz das estratégias: não podemos reproduzir aquilo  que não ouvimos. É assim desde a infância, a linguagem é apreendida por imitação, depois de ouvirmos os nossos progenitores. E não faltam recursos: podcasts, vídeos, filmes (sem legendas), canções… É à medida das tuas preferências.

2. Pratica o monólogo em voz alta. Simula conversas com amigos, colegas ou familiares, exprime uma opinião sobre um tema, antevê uma reunião… E, sempre com um bloco de notas por perto ou, até, no telemóvel, aponta o que não souberes exprimir, a palavra ou expressão na qual empancaste, o idiomatismo que falta.

3. Grava-te! Grava-te a falar (usa o dictafone do telemóvel) e ouve a tua prestação. É impressionante a nossa capacidade de autocorreção! E, em caso de dúvida, podes sempre dar a ouvir a gravação a um formador ou Coach.

4. Regressa aos ditados! Sim, eu sei: parece primário, mas… há quanto tempo não fazes um ditado? Lembras-te do papel que os mesmos tiveram na aquisição da tua língua materna? Não vale usar o PC! É manuscrito mesmo: com base num vídeo ou podcast (e até podes diminuir a velocidade de discurso!), escreve o que ouves, lê em voz alta e, depois, compara com o original.

5. Método Eleva®! Guardei para o fim a melhor das estratégias, obviamente. Se quiseres praticar as 4 dicas anteriores de forma coordenada, com acesso à supervisão e à correção de um Coach Eleva, e, ainda, a outras estratégias de aceleração linguística, marca uma sessão experimental gratuita!

 

Em jeito de prenda de Natal, além da sessão experimental gratuita, ainda ganhas um voucher de 10% de desconto na tua inscrição. Vamos falar?

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *