8 boas razões para a tua marca estar no Instagram

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Ana Bela Cabral

Consideras o Instagram uma rede social com potencial para negócios? Sem dúvida! 8 boas razões para a tua marca estar no Instagram: este artigo é para ti!

Assim, além de ser possível divulgar a tua marca, ter um perfil no Instagram é uma excelente forma de estabelecer um relacionamento mais próximo com o teu público.

Segundo estatísticas, a rede já conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos.

Que mais-valias o Instagram pode representar para a tua marca? É esse o caminho que vou fazer contigo neste artigo. Vamos lá!

As mais-valias de uma conta comercial: 8 boas razões para a tua marca estar no Instagram

É possível usar esta rede como um recurso pertinente para o teu trabalho de “marketing de atração”; por conseguinte, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até ti e se interesse pelo que a tua empresa oferece.

  1. Imagens

Comparadas com um texto, as imagens geram uma ligação emocional praticamente instantânea, isto porque são facilmente percebidas.

Assim, as marcas que realmente criam imagens cativantes são aquelas que se preocupam em transmitir os valores da empresa. É essa atitude que gera empatia, atrai mais seguidores e cria valor para a marca.

Portanto, esta é uma excelente opção que trará reconhecimento à tua marca, com base num branding consistente, expondo sobretudo informações relevantes para o consumidor atual.

  1. Vinculação com o Facebook

Para despertar o interesse dos teus fãs do Facebook e os levares a seguirem também o teu perfil no Instagram, é necessário que, ao publicares um novo conteúdo no Instagram, o compartilhes automaticamente na página do Facebook. Para tal, basta unir as duas contas.

Relativamente à gestão, à publicação, à monitorização e à análise de métricas dos conteúdos das duas redes sociais, é possível utilizar a ferramenta Facebook Studio.

  1. Hashtags

As hashtags (#) são um recurso que permite categorizar o conteúdo partilhado. Representam um contexto para as publicações e ajudam utilizadores interessados naquele conteúdo a chegarem até ti.

A foto pode ser encontrada no separador de busca quando a hashtag utilizada é descoberta, aumentando as hipóteses de novas pessoas conhecerem a tua marca. Isto porque auxiliam o teu público a identificar-se com as fotos e os vídeos publicados.

  1. Instagram stories

O “insta story” mantém-se na rede por apenas 24h, sendo este baseado numa publicação de imagens ou vídeos de curta duração.

Nos stories são usadas imagens mais naturais ou espontâneas, atribuindo à marca um lado mais humano e genuíno.

Nos perfis comerciais, e fazendo-se valer dos destaques, esta é uma forma eficaz de divulgar conteúdos de blogue, de eventos e ofertas promocionais.

Atualmente, os stories contam não só com filtros, mas também com inúmeras ferramentas como o Boomerang, Layout e Reels – o concorrente do TikTok – para a elaboração de publicações criativas e distintas.

  1. Diretos (Live)

É possível promover um direto para os seguidores, como acontece no Facebook. Trata-se de uma transmissão ao vivo feita diretamente pelo telemóvel.

Durante um direto, os seguidores têm a hipótese de enviar perguntas e comentários, sendo possível responder às mesmas em tempo real.

Esta pode ser compartilhada entre as duas plataformas, alcançando ainda mais pessoas.

  1. IGTV

O IGTV é uma ferramenta que veio possibilitar o consumo de vídeos de longa duração dentro do Instagram. A duração dos mesmos pode ir até uma hora e estes podem ser partilhados com elevada qualidade. Além disso, ficam salvos no feed e podem ser organizados por séries.

  1. Loja de produtos

Um perfil comercial no Instagram, tende a receber mensagens diretas a questionar sobre preços e informações de compra. A partir daí, a rede permite criar um catálogo virtual ligado diretamente ao seu site, permitindo ao seguidor efetuar a compra de forma mais descomplicada e acelerada.

  1. Instagram ads

No Instagram, os anúncios admitem alcançar mais pessoas. Aumentam a visibilidade de uma marca e ajudam a impulsionar as vendas do teu negócio.

No anúncio, consegues optar pela segmentação do público-alvo, definir um orçamento e escolher a duração da campanha.

A personalização do mesmo varia consoante os diversos formatos existentes: fotos, vídeos, ou ambos em carrossel. De entre os tipos de campanha temos: geração de cliques, conversões, etc.

8 boas razões para a tua marca estar no Instagram

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