Por Que Não Resultam as Estratégias de Gestão do Tempo

Gestão do Tempo
Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

(É mesmo possível gerir o tempo?)

Créditos fotográficos: Torre da Sé Catedral de Viseu, Portugal, foto de José Alberto Lopes (acervo ABC/Eleva)

Sentido de organização: estratégia de gestão do tempo suficiente?

Sendo eu uma espécie de “mulher dos 7 ofícios”, passo a vida a ouvir a pergunta: “Como é que consegues fazer tanta coisa?” ou “Há estratégias de gestão do tempo eficazes?”

Durante muito tempo, atribuí esta “competência” ao meu sentido de organização. Contudo, quando se avolumam as tarefas e os prazos exercem a sua pressão avassaladora, sabemos todos muito bem que não há sentido de organização que nos valha e que acalme o stress…

O Energy Project e a PNL

Este questionamento levou-me a inúmeras leituras, a horas de visualização no Youtube e a muitas conversas interessantes (mas inconclusivas) com “especialistas” e formadores em gestão do tempo. Até que descobri o Energy Project, do jornalista americano Tony Schwartz, e, quase ao mesmo tempo, comecei a estudar a Programação Neurolinguística (PNL). Foi então que cheguei a duas conclusões:

  1. Não é possível gerir o tempo. Ou, dito de uma forma menos provocadora, há demasiados imponderáveis para ser possível gerir o tempo com a eficácia desejada.
  2. Embora, aparentemente, o Sr. Schwartz nada tenha a ver com a PNL, considero que o casamento desta com o Energy Project é uma união feliz.

Outros recursos a gerir

Em suma, e desvendando um pouco a metodologia, os nossos esforços de gestão devem focar-se noutros recursos que não (apenas) o tempo, e, embora seja sabido que as tais 24 horas são, incontestavelmente, de distribuição democrática, há mais vida além da razão…

De igual modo, sendo uma das “especialidades” da PNL trazer ao consciente processos inconscientes, ativando recursos que não imaginamos dispor, julgo estarem reunidos os ingredientes para começarmos a olhar para a nossa agenda com outros olhos.

Gestão do tempo com PNL

A nossa ação de formação de curta duração “Gestão do Tempo com PNL”, agora em formato 100% online (videoconferência), é o momento ideal para assistir a essa boda e adquirir as ferramentas necessárias para aumentar definitiva e sustentavelmente a nossa produtividade.

Este webinar é também dedicado a partilhas e aprendizagens mútuas, onde tod@s aprendemos com tod@s, numa perspetiva colaborativa e construtivista. Juntas-te a nós?

Artigos relacionados:

Programação Neurolinguística: o que é?

Para um Verão Diferente, Férias Diferentes

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *