Formação: 8 tendências para 2021

Formação Profissional_8 tendências para 2021
Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

Já o defendemos em outros artigos: o ponto de partida essencial de toda e qualquer planificação da formação eficiente é o levantamento de necessidades formativas. Formação: 8 tendências para 2021, são as conclusões do nosso levantamento de necessidades formativas.

Para as entidades formadoras certificadas, o levantamento de necessidades formativas é um imperativo da DGERT. Para as empresas em geral – e dado que as 40 horas anuais de formação são obrigatórias por lei – esse levantamento é uma forma de auscultar a sua força de trabalho; avaliar as suas reais necessidades formativas e planificar/disponibilizar ações de formação que possam, de facto, contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Em última instância, tal irá reverter em mais produtividade para as empresas.

Inglês é a língua mais votada

As tendências

Anualmente, a Eleva® realiza o seu levantamento de necessidades formativas, quer junto dos seus formandos e clientes habituais, quer ao público em geral através do seu site e das redes sociais. Assim, partilhamos convosco algumas das principais conclusões:

  1. Os inquiridos são, sobretudo, do sexo feminino (93%) e residem em Portugal Continental (os distritos representados foram Viseu, Lisboa, Porto, Braga, Leiria, Vila Real, Aveiro e Setúbal);
  2. 75% das respostas provêm do setor privado (sobretudo dos serviços e da indústria);
  3. 100% responderam afirmativamente à pergunta “Os/As colaboradores/as da empresa apresentam necessidades de formação?”
  4. 100% responderam “Imprescindível” à pergunta “O que pensa da formação profissional na sua empresa?”
  5. Na área do desenvolvimento pessoal, as duas áreas mais votadas foram a “Gestão do tempo e organização do trabalho” e “Gestão do stress e de conflitos”;
  6. Em termos de línguas estrangeiras, as línguas mais votadas foram o inglês e o francês;
  7. No respeitante à língua materna (o português), as duas ações mais votadas foram o Storytelling e a Comunicação em Público;
  8. O modo de formação mais votado foi o e-learning/formação a distância, e o horário, o pós-laboral.

Gestão do Tempo: curso de DP mais solicitadoStorytelling

No fundo, acreditamos que estes resultados refletem na perfeição as tendências atuais, nomeadamente:

  • A preferência pela digitalização da formação;
  • O caráter imprescindível da formação contínua e da atualização constante de conhecimentos;
  • O foco nos resultados e na rastreabilidade de métricas (com a preocupação de gerir tempo e conflitos de uma forma mais eficaz);
  • A necessidade de criar conteúdos magnéticos para forjar uma audiência.

O plano de formação Eleva

É também com satisfação que constatamos que o Plano de Formação que a Eleva® elaborou para 2021 tem em conta essas tendências e traz respostas concretas às solicitações. São disso exemplo:

  • As ações de formação em língua inglesa e francesa (como também a continuidade da aposta no alemão e na Língua Gestual Portuguesa);
  • Os cursos de gestão do tempo e gestão de conflitos com PNL;
  • Todas as ações de formação da Escola de Copywriting®, nomeadamente, a certificação em Storytelling e a 3.ª edição do curso certificado de Copywriting.
  • A conversão de quase todas as ações de formação da Eleva® em modo de live learning (por videoconferência) ou formato híbrido.

Os primeiros cursos

E o ano começa da melhor forma com 2 cursos confirmados: francês para agentes imobiliários e Língua Gestual Portuguesa (Nível 2) [inserir link da LP].

Já espreitaste o N/ Plano de Formação para 2021? Obviamente, além das ações calendarizadas, haverá sempre espaço para o desenvolvimento de outras ações sugeridas ou pertinentes.

Resta-nos desejar-te um excelente ano de 2021, com planificação, foco nos resultados e formação com sentido!

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *