Reinventa-te com Formação Profissional

Reinventa-te com Formação Profissional
Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

(levantamento de necessidades formativas)

O Futuro

Estamos no segundo decénio do século XXI.

O mundo acaba de sofrer um enorme abalo e não foi provocado por um terramoto…

Uma pandemia dizimou centenas de milhares de pessoas e revolucionou o quotidiano de famílias e empresas.

 

Liliana

A Liliana é jornalista free-lancer e começou a ver os pedidos diminuírem. Primeiro, entrou em pânico; depois, reinventou-se!

Aproveitou as quarentenas para adquirir novas competências; fez um curso certificado de copywriting online, assistiu a webinars também online, leu muito.

Hoje, tendo alargado o seu mercado e oferecendo um serviço cada vez mais solicitado, os pedidos voltaram e não tem mãos a medir.

 

Rui

O Rui trabalha numa multinacional. Foi dos muitos operacionais que esteve em lay-off parcial. Os primeiros tempos até foram pacíficos: passou tempo com a família e aproveitou para remodelar o jardim. Mas, gradualmente, começou a pensar no futuro e não gostou do cenário que imaginou…

Um dia acordou determinado e reinventou-se!

Falou com a entidade patronal e, dado que a empresa tem muitas obras no estrangeiro, pediu para fazer formação profissional em inglês.

Hoje, subiu de posto, é encarregado de obra, viaja e sente-se realizado.

 

O Presente

Estas histórias parecem-te futurologistas? Não, claro! Na verdade, estamos a ilustrar um futuro muito próximo e, em alguns casos, um presente em curso.

Na verdade, as personagens são fictícias, mas poderiam ser verdadeiras; não seria difícil encontrar uma Liliana ou um Rui.

 

Estamos a aproximar-nos do final do ano e, na Eleva®, já estamos a planificar o ano de 2021!

Antes de mais, impõe-se um pequeno balanço do que foi este ano atípico de 2020:

  1. Formação presencial: dado o contexto pandémico, o número de ações de formação presenciais abrandou, tanto em contexto empresarial, como nas instalações da Eleva®.
  2. Formação online: pelo contrário, o modo online (no caso da Eleva®, em tempo real) ganhou terreno e detém hoje uma quota de quase 80%.
  3. Formação híbrida: também nós tivemos de nos reinventar! Pusemos mão-à-obra, investimos em tecnologia adequada e criámos a nossa sala de formação híbrida (temos neste momento 2 cursos a decorrer nesse modo de formação).
  4. Língua Gestual Portuguesa: este foi, sem dúvida, o ano da implementação deste projeto na Eleva®. O curso certificado já vai na sua segunda edição (uma primeira totalmente online e uma segunda edição híbrida).
  5. Escola de Copywriting®: a concretização do grande projeto da Eleva®! Vamos no 2.º curso certificado de Copywriting e estamos a criar novos cursos na área do Marketing de Conteúdo que serão integrados no Plano de Formação de 2021.
  6. Cursos de línguas em contexto empresarial: foi um ano de consolidações! Algumas das empresas que nos são fiéis há alguns anos experimentaram o nosso live learning e as nossas plataformas e converteram-se à formação online. As avaliações não podiam ser mais positivas!
  7. Cursos offline com tutoria: acabámos de criar o primeiro curso – Francês para Agentes Imobiliários. Elevámos a fasquia da flexibilidade e criámos um curso offline certificado, com 2 horas de tutoria em tempo real. A este, outros se seguirão certamente.

 

Levantamento de necessidades formativas

E depois do balanço vem a projeção. A necessidade de criarmos um plano de formação para 2021 que seja efetivamente consentâneo com aquilo que o nosso público-alvo quer e procura!

É neste sentido que chegou a hora de pedir a tua ajuda! Até ao final do mês de novembro, estamos a levar a cabo o N/ levantamento de necessidades formativas: queremos saber que formações queres fazer, em que modalidades, como.

A tua ajuda é preciosa e prometemos que todos os contributos serão analisados com atenção e espírito crítico.

Em 2021, queremos levar a nossa reinvenção à sua expressão máxima, motivar a tua reinvenção, apoiar a tua ELEVAção!

 

Artigos relacionados:

https://www.eleva.pt/pos-covid-6-competencias-a-ter-em-conta/

Créditos fotográficos: Acervo ABC/Eleva, Marta Sousa

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *