Refletir sobre as tendências formativas em contexto empresarial para 2024, leva-nos a uma conclusão incontornável: a formação corporativa está em plena evolução e transformação alavancadas pelos sucessivos avanços tecnológicos.
Para continuarem a ser competitivas e a promover o desenvolvimento dos seus Recursos Humanos, as empresas têm de se adaptar rapidamente, sem perdas de tempo inusitadas.
A população ativa está a mudar demográfica e geograficamente (este último aspeto inclui processos recentes como o teletrabalho e o nomadismo digital). Em formação corporativa, as palavras de ordem são “upskilling” – aquisição contínua de novas competências – e “reskilling” – ajustamento constante das funções / tarefas de trabalho.
De entre as várias tendências que conseguimos apurar para 2024, sublinho estas 4:
UFCD (unidades de formação de curta duração) estanques e predefinidas deixaram de ser eficazes (se é que alguma vez o foram). Um mesmo plano de formação para várias empresas e/ou grupos não funciona.
Levantamentos de necessidades formativas personalizados, plataformas de formação adaptativas, conteúdos de microformação / microlearning, assistentes de IA, entre outros recursos, terão de ser levados em conta e integrados nas propostas formativas.
Tecnologias imersivas como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada ou vídeos 360º, sempre que se afigure uma mais-valia, devem também ser considerados como ferramentas a não subestimar.
Em 2024, e exponencialmente, os colaboradores das empresas serão cada vez mais chamados a partilhar conhecimentos, trocar ideias e a fazer brainstormings. As plataformas sociais, as comunidades na Internet e os programas de mentoria são bons exemplos de canais através dos quais essa formação colaborativa possa ocorrer.
Continuam no ranking das competências mais importantes e valorizáveis. A Inteligência Emocional, a Organização Pessoal, a Comunicação Eficaz e Positiva, a Gestão do Stress e dos Conflitos, entre outras, vão continuar na ordem do dia, pelo que há espaço para os eventos formativos presenciais, as ações de Team Building e a promoção de encontros multiculturais na empresa e inclusivos na empresa.
A formação em línguas estrangeiras em contexto empresarial segue, obviamente, as mesmas orientações e tendências, designadamente:
Concluída esta reflexão, é muito bom constatar que a Eleva Corporate Language Learning está alinhada com essas tendências e trabalha diariamente para as integrar nas ações de formação que disponibiliza!
Já preparou o seu plano de formação para 2024? Precisa de ajuda?
Fale com a Marta! Terá todo o gosto em ajudá-lo/la a criar um plano de formação à medida das necessidades da sua empresa e alinhado com as tendências de 2024!
A sua privacidade é muito importante para nós. Leia aqui a nossa política de privacidade.